O ESCRITÓRIO FERNANDO RAMOS ADVOCACIA INTEGRA ATUALMENTE,
O DIREITO DE EMPRESA, COM ÊNFASE NO DIREITO TRIBUTÁRIO,
PRESTANDO ASSESSORIA JURÍDICA, CONSULTIVA E CONTENCIOSA.

Contratar um bom advogado é crucial para qualquer negócio de sucesso
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Existem dois profissionais que todas as empresas precisarão desde o início: um contador e um advogado. 

As razões para contratar um contador são bastante óbvias, você precisa de alguém para ajudá-lo a configurar sua contabilidade, revisar seus números periodicamente e preparar todas as suas declarações fiscais federais, estaduais e locais necessárias. 

O motivo da contratação de um advogado pode não ser tão aparente. Um bom advogado fornecerá assistência vital em quase todos os aspectos do seu negócio, desde conformidade básica e consultoria de direitos autorais e marcas comerciais até incorporação formal de negócios, ações judiciais e responsabilidade. 

Advogados especializados você encontra aqui

1. Contratos. Você precisará de um advogado que possa entender seus negócios rapidamente; prepare os contratos necessários com clientes ou fornecedores; e ajudá-lo a responder aos contratos que outras pessoas desejam que você assine.

É aconselhável procurar ajuda legal sempre que você desejar revisar e negociar um contrato referente aos seus negócios. Os advogados podem protegê-lo das consequências legais potencialmente adversas de maus contratos. O trabalho deles inclui garantir que seus interesses comerciais e direitos legais sejam protegidos.

2. organizações empresariais. Você precisará de um advogado que possa ajudá-lo a decidir se uma corporação ou sociedade de responsabilidade limitada é a melhor maneira de organizar seus negócios e preparar a documentação necessária.

3. imóveis. As locações de espaço comercial – como escritórios e lojas de varejo – são altamente complexas e sempre são elaboradas para beneficiar o proprietário. Como eles tendem a ser documentos “impressos”, você pode ficar tentado a pensar que eles não são negociáveis. Não tão. 

Seu advogado deve ter um “adendo do inquilino” padrão, contendo disposições que o beneficiam, que podem ser adicionadas ao documento de locação do formulário impresso.

4. Impostos e licenças. Embora seu contador prepare e arquive suas declarações fiscais a cada ano, seu advogado deve saber como registrar sua empresa para números de identificação fiscal federais e estaduais e entender as consequências fiscais das transações comerciais mais básicas nas quais sua empresa se envolverá.

5. Propriedade intelectual. Se você estiver em uma empresa de mídia, design ou outro tipo de criativo, certamente será um “plus” se o seu advogado puder ajudá-lo a registrar seus produtos e serviços para marcas registradas federais e proteção de direitos autorais. 

ASSISTÊNCIA LEGAL

Os empresários têm muitas preocupações ao encarar e administrar empresas, e isso inclui se eles devem ou não contratar um advogado. A assistência jurídica é um dos principais custos da administração de uma empresa de sucesso e geralmente ajuda a economizar dinheiro a longo prazo.

Em conclusão 

Você pode lidar com alguns assuntos comerciais por conta própria, mas há questões legais que requerem assistência profissional de um advogado.

As empresas têm a opção de reter camadas que podem ajudá-las com uma variedade de tarefas legais. Isso é recomendado para problemas complexos e demorados que estão além do escopo do que um proprietário de empresa é capaz de lidar sozinho.

Precisando de ajuda? Conte com a gente.

Assine nosso blog